sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Advent em Zagreb





Deixei há 4 dias as terras frias e belas da Croácia. A neve ficou pra trás, assim como as roupas quentes, os casacos, gorros, luvas etc...
Consegui aproveitar o melhor da época que se chama Advent. As ruas estão cheias de feirinhas de Natal, pistas de patinação, cheiro de quentão no ar e castanha.
Ganhamos uma guirlanda, da minha sogra, e acendemos uma vela a cada domingo. Começa no quarto domingo antes do Natal. Não sei se existe alguma tradição semelhante no Brasil...

14 comentários:

  1. Olá Marília,
    Buscando por brasileiros na Croácia e croatas no Brasil, encontrei o sue blog! Que legal!! Eu também sou brasileira e moro na Croácia, (na região de Istria). Meu "namorido" é croata e moro com ele em Pula. Agora estamos visitando minha família no Brasil (Belo Horizonte), mas voltaremos em breve para a Croácia. Em fevereiro vamos nos casar e, teremos que ir à Zagreb para legalizarmos tudo, ir à consulado brasileiro, etc. Quem sabe nos encontramos?? hehe
    Fiquei imensamente feliz por encontrar outra brasileira(e ainda por cima vegetariana; nós tb somos vegetarianos)! Na região que moro, só existem outros 5 brasileiros.
    Também estou escrevendo um blog, se quiser visitar, o endereço é: www.madhumita.net
    Grande beijo!
    Marina

    ResponderExcluir
  2. Ola Marina, bem-vinda! Nossa que legal saber que estamos tao perto e temos tantas coisas em comum!
    Certo que quero te encontrar quando vierem a Zagreb, me avisa! Temos muito o que conversar! Se precisarem de ajuda, grita!
    Te desejo uma otima viagem de volta pra ca e nos vemos em breve entao!
    Um beijo e muito prazer,
    p.s. escrevo no teclado croata que esta sem acentos!!!

    ResponderExcluir
  3. OI!Td bem?
    Meu nome é Karen, procurando informações sobre casamento na Croácia encontrei seu blog. Sou filha de croata, e vou me casar em Zagreb, espero que em outubro. Estou esperando sairem meus papeis da dupla nacionalidade. Em agosto estou me mudando definitivamente para Zagreb. Não conheço nenhum brasileiro por lá e falo muito pouco a língua. Estou a procura de algum professor(a) que fale portugues para me ensinar. Vc conhece alguém? Se vc souber de alguma coisa que possa me ajudar agradeço. Acho que será bem complicado nos primeiros meses! Beijão, Karen

    ResponderExcluir
  4. Oi, Karen!
    Tudo bem!
    Que legal!! Poderemos nos conhecer!
    Então, eu dou aulas particulares de português e croata! Se precisares de ajuda podemos combinar algumas aulas!
    Meu mail é ma.lica@hotmail.com
    me escreve pra trocarmos mais detalhes!
    Um bjo!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Só agora vi sua msg...
    Tb criei um blog, acho que vai ser legal!
    Ah, eu vou querer sim. Estou indo dia 18 de agosto!
    Anota meu email: karenbusic@hotmail.com
    Vou guardar o seu. Pode me adicionar no msn se vc tiver!
    Obrigada, bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Karen

    já está chegando a hora, que legal! Te mandei um mail pra trocarmos ideias!
    Me manda teu blog pra dar uma olhada!
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Marília, encontrei seu blog através do "Mundo Pequeno, no Facebok. Parabéns pela inciativa. É bom conhecermos outros lugares, ainda que por relatos.
    Você acha que é fácil viajar para aí sem ser via excursão?
    Obrigada,
    Ana Silvia

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana,
    bem vinda ao blog! Obrigada.
    Então, é tri tranquilo viajar aqui sem ser em grupos. Posso te dar qualquer dica, pois tenho uma micro empresa em turismo e sou guia!
    Se quiseres mais informações me manda um mail pra ma.lica@hotmail.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá Marilia, moro no Rio de Janeiro e meu namorado é croata. Estou separada há 2 anos, mas só agora dei entrada no processo de divórcio, por isso meus documentos estão todos com nome de casada ainda.Pretendo ir para croácia e vou ficar na casa do meu namorado. Você acha que o fato de os meus doc. estarem com nome de casada pode prejudicar a minha entrada no país? E quais os documentos necessários para entrar como turista?
    Um abraço, Alessandra.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Alessandra
    eu acho que não tem problema algum tu teres o sobrenome do teu ex-marido. Os brasileiros não precisam de visto, portanto não te preocupa! Podemos ficar 3 meses como turista.
    Se tiveres qualquer outra dúvida me escreve pro mail ma.lica@hotmail.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. oi tudo bem?gostaria de saber ser vc dar aula de croata via skype,e qual o valor?so casada com croata nos moramos no BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, dou aula, mas não pelo skype. REcomendo a croata Danijela Pavlecic, ela mora em SP e dá aula pelo skype, conheço várias pessoas que fizeram com ela e ficaram muito satisfeitas. Dá uma olhada no google!

      Excluir
  12. Oi Marilia;enviei e.mail pedindo sugestões de um pacote.Estamos em dois casais que deveremos chegar em Zagreb na 2ª quinzena de setembro.

    ResponderExcluir
  13. Não recebi! Pra qual mail vc mandou?

    ResponderExcluir