terça-feira, 30 de novembro de 2010

Diferenças culturais


Já ouvi falar algumas vezes que a Croácia é o Brasil europeu. Fiquei um pouco chocada, digamos assim. Pensei, quais são as semelhanças entre estes dois países? Recentemente, alguém me disse que somos parecidos, pois os croatas são quentes e abertos. É claro, isso comparado aos outros europeus.
Após 2 anos e 9 meses morando na Croácia, resolvi encarar minha primeira leitura em croata. Conversando com um amigo nosso que já morou fora, tomei coragem para ler e tentar entender um poquinho mais dessa cultura.
Tenho a sensação de que quanto mais tempo passo nesse país, algumas coisas ficam mais fáceis, e alguns detalhes, o que eu chamaria de diferenças culturais, ficam mais salientes. Pra mim, os momentos de festa são os mais difíceis de serem vividos no exterior. É o momento em que realmente me dou conta que não estou no Brasil, que minha cultura é totalmente diferente e principalmente: nossas bagagens culturais são outras.
Tive a felicidade de ir a um casamento em outubro e pela primeira vez não senti nostalgia nem me senti fora da festa. Foi muito importante pra mim esta sensação de pertencimento. Por mais que eu fale a língua croata muito bem (dizem), as barreiras culturais são as mais difíceis de serem ultrapassadas.
Aqui está a foto do livro, cheio de gírias de Zagreb e da dalmácia, com assuntos atuais e narrado na primeira pessoa.

Um comentário: