domingo, 8 de maio de 2016

Por que eu moro na Croácia?

Toda vez que alguém me pergunta por quê eu moro na Croácia a minha resposta é sempre a mesma: a segurança. Semana passada saí com uns ex-estudantes e voltamos às 2 da manhã, a pé até a parada de ônibus, 40 minutos, e depois pegamos todos o mesmo ônibus, desci e vim caminhando sozinha 15 minutos até a minha casa, sem medo! A sensação era a de liberdade, de poder estar ali numa rua vazia, só eu, o cheiro das flores de bazga (das quais se faz um suco muito bom) e as estrelas. 
É nesses momentos e quando me acordo dos pesadelos que tenho com certa frequência que me certifico mais ainda a escolha que fiz ao morar aqui, longe da minha família, amigos, terra, comida, da minha gente. Durante o dia também me dou conta disso ao passear a pé ou de bicicleta com a minha filha, observando a natureza, brincando nos parquinhos e andando sem preocupação. Para mim isso é indispensável, mas isso é muito pessoal. Espero de coração que as coisas no meu país melhorem e que um dia nossos filhos ou netos possam novamente poder andar livremente pelas ruas sem medo e sem perigo.


Fonte da imagem: http://www.aerolit.hr/zagreb-i-partneri/#jp-carousel-3288

13 comentários:

  1. Essa foi a sensação que tive ao andar aí em Zagreb, à noite, sem rumo... A insegurança das ruas brasileiras é uma coisa triste. E olha que moro em Belo Horizonte, que não é das piores. Sinceramente, queria poder jogar tudo pro alto e ir pra aí.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a tua sensação foi bem real! Isso é muito legal! Ainda bem que aí não é das piores!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marília, estou dando uma passada aqui novamente no seu blog, vejo que continua postando assuntos bastante profundos como sempre.

    Sobre a questão de segurança, concordo com você que países em desenvolvimento pecam muito nisso e temos que estar sempre alertas, infelizmente. De qualquer forma encaramos o risco e seguimos em frente, sempre esperando o melhor. Espero que esteja tudo certo aí em Zagreb, saudades de quando fui praí com aquele pessoal em 2010.

    Até!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tiago, há quanto tempo, bom te ver aqui! Concordo plenamente contigo.
    Tudo certo sim, avisa se aparecer um dia por aqui! Abs

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ou Marilia. Sou Alexandre de natal Velejador. A vida toda. E cheguei aos 43 com vontade e decidido em comprar um barco. Na Croácia - pois os preços comparado com o mundo são os melhores - velejar se for possível se capitalisa r e fazer uma grande travessia terminando. Na América central.

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Não sabia que aqui os preços aqui são bons!

    ResponderExcluir
  8. Oi Marilia, que legal te encontrar! Eu e minha mãe estamos indo do dia 03-13/ setembro para Croácia e pretendemos ir de carro de Zagreb, Hvar, Lagos, Slit e Dubrovnik. Só em Dubrovnik que já temos hotel de 10-13/setembro. Gostaria de saber, é suficiente 1 dia para cada cidade ou Split ( ilhas) você recomenda mais? E Trogir não estava nós planos, acha que é imprescindível de lindo? Obrigada e espero poder lhe conhecer, Abc Aliana

    ResponderExcluir
  9. Oi, fora a ilha de Hvar o resto da pra fazer em um dia sim e Trogir da pra passar por lá e dormir em Split!
    Abs

    ResponderExcluir
  10. Oi Marília. Sou Moacyr e pretendo viajar à Croácia em julho do ano que vem com minhas duas filhas (adultas). Poderia nos dar algumas dicas de passeios do tipo: praias,museus, hotéis, história, cultura, quanto de grana para o dia-a-dia, locação de veículos, tempo de permanência nas cidades. Obrigado e parabéns pela coragem de morar em outro país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, por algum motivo não recebi esta msg antes! Se por acaso ler, me escreva para mariliapcscz@gmail.com!!!

      Excluir
  11. Oi Marília, legal conversar com uma brasileira na Croácia !!!!! Eu conhecia uma croata e conversamos de vez em quando. Na conheço a Europa, mas os meus planos são Zagreb!! Vc tem outra coisa bem legal, HISTÓRIA, adoro história, em que pese ser prof. de português. Também estudo Direito. Podemos trocar ideias? Ah sim ,sou paulista, mas moro em Porto Alegre já faz 21 anos.Qual o teu e-mail ou face? Desde já agradeço tua atenção. Carlos

    ResponderExcluir
  12. Oi, pode me escrever, mariliapcscz@gmail.com sou de Porto Alegre! Não tenho face;)

    ResponderExcluir