terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Visitando Portugal: Lisboa!

Após sete anos e meio volto a Portugal. A sensação é que chego em casa, mas continuo na Europa, um Brasil mais perto da Croácia. Além da língua, a arquitetura, o cheiro, as comidas, os rostos me dão uma sensação muito boa e me sinto bem aqui. Esta é a quarta vez que venho para Lisboa e sempre me surpreendo. Desta vez, acompanhada do Jerko e da Maíra, vejo a cidade com uma nova perspectiva. Fomos ao Aquário de Lisboa e foi uma experiência incrível! É impressionante se sentir no meio do oceano e ver a rica fauna e flora que existe. Com certeza vale a visita para os pequenos como para os grandes!
Toda vez que venho para cá tenho a sensação que cada brasileiro deveria conhecer a capital portuguesa e saber mais sobre os nossos antepassados. Costumamos ter muito preconceito em relação aos portugueses e à sua cultura. Há muita coisa boa neste país, é preciso valorizar e se lembrar que eles nos deixaram uma bela herança apesar de todas as atrocidades e roubos que fizeram. Sou extremamente crítica em relação à História do Brasil, até porque vivo lendo e ensinando na Universidade de Zagreb e acho muito importante discernir e questionar o nosso passado e origens. 
Desejo a todos um ótimo ano!  

Fonte da imagem: https://pampatrimonioartesemuseus.wordpress.com/2015/07/16/oceanario-de-lisboa-lidera-as-listas-de-melhores-aquarios-do-mundo/

4 comentários:

  1. Também sou fascinada por Portugal, Marília.
    Minas Gerais, com suas cidades históricas, guarda um fragmento desta cultura.

    Que 2016 propicie realizações a você e familiares!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida!
    Obrigada e igualmente,pra tua família tb!

    ResponderExcluir
  3. Marilia, gostaria de ir à Croácia e monjas férias serão em abril. Como é a temperatura e o tempo? Chove muito? Não tenho objetivo de pegar praia, pois moro no Rio! Grata, Virginia.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Aqui estará friozinho ainda,mas não costuma chover muito! A temperatura depende do lugar,na costa é mais quente que aqui em Zagreb.

    ResponderExcluir