sexta-feira, 8 de maio de 2015

Split!

Após ter ido algumas vezes a Split este fim de semana foi a primeira em que dormi lá e mudou totalmente a minha perspectiva da cidade. O Palácio do Diocleciano é onde a cidade pulsa vivamente com seus cafés, bares, apartamentos, restaurantes e lojas. É incrível pensar que um lugar tão antigo pode ser palco da vida cotidiana de tantas pessoas. A Riva, assim chamada, é o calçadão à beira mar onde os locais e turistas passeiam de um lado pro outro disputando lugar com as gaivotas e pombas, alegria das crianças que passam por lá! 
Ficamos hospedados em um hotel dentro do Palácio o que permitiu sentir melhor a atmosfera. A melhor forma para conhecer uma cidade, para mim, é sair sem rumo pelas ruas e desvendar os mistérios de cada esquina. Assim o fizemos, eu e a Maíra, de carrinho de um lado para o outro. No início, parece que se está em um labirito, mas com o tempo voltávamos aos mesmos lugares. 
Além da vivacidade da cidade, dos museus e do Palácio, outra coisa interessante de Split é a praticidade que se tem ao viajar por lá, pois o cais do porto, a rodoviária e a estação de trem ficam no mesmo lugar. Fomos e voltamos de avião, somente 35 minutos de Zagreb e usufruimos dos meios de transporte que funcionam bem. É claro que fora do centro histórico, a cidade é como as outras, chegando a lembrar as brasileiras, na minha opinião, por causa das propagandas, prédios pichados, mistura de estilos arquitetônicos, etc.
Um local que vale a pena visitar é a Galeria de Mestrovic, o maior escultor croata e dos Balcãs (já postei sobre ele por aqui). Há somente vinte minutos caminhando do Palácio se pode conhecer a casa em que ele viveu e projetou e parte de suas belíssimas obras. Na frente do mar, o lugar nos inspira com arte e um café charmoso. Vale a pena a visita!

Fonte da imagem: www.raidho.com.br


Fonte da imagem: http://www.villa-zarko.com/lokacija.en.php

6 comentários:

  1. Olá, Marília. Estou indo para Zagreb em agosto e estou procurando o melhor meio de chegar até Budapeste. Vi que a Orangeways oferece esse trajeto de ônibus, mas vi muita gente reclamando da empresa. O que vc recomenda? Dá pra conseguir transporte em Zagreb ou e necessário definir isso com antecedência? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      não conheço esta empresa. Dá uma olhada no trem e os horários. Sempre sugiro definir com um pouco de antecedência!
      Abs!

      Excluir
  2. Oi Marília , estarei estudando na Europa em julho e disponho de apenas um final de semana livre pra conhecer a Croácia , que lugares vc recomenda? O q eh imperdível ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Madi,
      escrevi este post acima pensando em ti! Espero que seja útil!

      Excluir
  3. Oi Marília.

    Muito bom o post com suas impressões de Split. Vou a Split no fim de junho e estou procurando opções de transporte público entre o aeroporto de Split e a cidade, mas estou com dificuldades para encontrar essa informação. No site buscroatia.com não aparece o preço e gostaria de comparar com táxi. Se puder me ajudar com essa informação, seria perfeito. Grata desde já. Abraço. Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel¡
      Esqueci de escrever,custa cerca de 30kn,demora meia hora e só tem que ver a freqüência ¡
      De nada¡
      ABS
      P.s Táxi é bem mais caro,não vale apena,por isso fui de ônibus;-)

      Excluir