Pular para o conteúdo principal

Split!

Após ter ido algumas vezes a Split este fim de semana foi a primeira em que dormi lá e mudou totalmente a minha perspectiva da cidade. O Palácio do Diocleciano é onde a cidade pulsa vivamente com seus cafés, bares, apartamentos, restaurantes e lojas. É incrível pensar que um lugar tão antigo pode ser palco da vida cotidiana de tantas pessoas. A Riva, assim chamada, é o calçadão à beira mar onde os locais e turistas passeiam de um lado pro outro disputando lugar com as gaivotas e pombas, alegria das crianças que passam por lá! 
Ficamos hospedados em um hotel dentro do Palácio o que permitiu sentir melhor a atmosfera. A melhor forma para conhecer uma cidade, para mim, é sair sem rumo pelas ruas e desvendar os mistérios de cada esquina. Assim o fizemos, eu e a Maíra, de carrinho de um lado para o outro. No início, parece que se está em um labirito, mas com o tempo voltávamos aos mesmos lugares. 
Além da vivacidade da cidade, dos museus e do Palácio, outra coisa interessante de Split é a praticidade que se tem ao viajar por lá, pois o cais do porto, a rodoviária e a estação de trem ficam no mesmo lugar. Fomos e voltamos de avião, somente 35 minutos de Zagreb e usufruimos dos meios de transporte que funcionam bem. É claro que fora do centro histórico, a cidade é como as outras, chegando a lembrar as brasileiras, na minha opinião, por causa das propagandas, prédios pichados, mistura de estilos arquitetônicos, etc.
Um local que vale a pena visitar é a Galeria de Mestrovic, o maior escultor croata e dos Balcãs (já postei sobre ele por aqui). Há somente vinte minutos caminhando do Palácio se pode conhecer a casa em que ele viveu e projetou e parte de suas belíssimas obras. Na frente do mar, o lugar nos inspira com arte e um café charmoso. Vale a pena a visita!

Fonte da imagem: www.raidho.com.br


Fonte da imagem: http://www.villa-zarko.com/lokacija.en.php

Comentários

  1. Olá, Marília. Estou indo para Zagreb em agosto e estou procurando o melhor meio de chegar até Budapeste. Vi que a Orangeways oferece esse trajeto de ônibus, mas vi muita gente reclamando da empresa. O que vc recomenda? Dá pra conseguir transporte em Zagreb ou e necessário definir isso com antecedência? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      não conheço esta empresa. Dá uma olhada no trem e os horários. Sempre sugiro definir com um pouco de antecedência!
      Abs!

      Excluir
  2. Oi Marília , estarei estudando na Europa em julho e disponho de apenas um final de semana livre pra conhecer a Croácia , que lugares vc recomenda? O q eh imperdível ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Madi,
      escrevi este post acima pensando em ti! Espero que seja útil!

      Excluir
  3. Oi Marília.

    Muito bom o post com suas impressões de Split. Vou a Split no fim de junho e estou procurando opções de transporte público entre o aeroporto de Split e a cidade, mas estou com dificuldades para encontrar essa informação. No site buscroatia.com não aparece o preço e gostaria de comparar com táxi. Se puder me ajudar com essa informação, seria perfeito. Grata desde já. Abraço. Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel¡
      Esqueci de escrever,custa cerca de 30kn,demora meia hora e só tem que ver a freqüência ¡
      De nada¡
      ABS
      P.s Táxi é bem mais caro,não vale apena,por isso fui de ônibus;-)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Croácia está bombando- Nova guia turística!!!!

Hoje recebi um mail de uma amiga minha com o link abaixo de uma reportagem sobre a Croácia no site do IG. Essa não é a primeira vez que vejo a Croácia nos sites brasileiros. Desde que vim morar aqui tenho visto mais e mais vezes o país sendo retratado por nós aí no Brasil!!! Falando nisso aproveito para anunciar o fim do meu curso e dizer que já sou uma guia turística em croata, espanhol, inglês e português! Agora é só esperar o certificado e o crachá ficarem prontos, mas o mais importante é que finalmente acabei todas as provas!!! Estou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito contente! Uma ótima continuação de dia e semana para todos! http://colunistas.ig.com.br/viagens/2011/06/28/na-croacia-aproveite-a-hospitalidade-natural/

Turismo no inverno Croata

Esse fim de semana estivemos com duas turistas brasileiras aqui em Zagreb . Depois de fazermos o city-tour, o passeio pelos castelos fomos para os Lagos Plitvice. Não sabíamos exatamente como estariam os lagos, somente que parte estava congelada, algumas trilhas fechadas e um trecho da estrada não estava limpo. A prova que não estamos acostumados a fazer turismo no inverno por achar que não há muito o que ver, pra mim, caiu por terra. Nesse passeio vimos uma das paisagens mais lindas que podia imaginar. Cena de filme, tudo branco, só nós na estrada e muita neve. No caminho paramos em Rastoke , um lugarzinho com moinhozinhos cercados de quedas dágua, um amor! No verão, as pessoas páram no meio da estrada pra tomar banho de rio. Depois, chegamos ao Parque Nacional Plitivicka Jezera , com 16 lagos, que é protegido pela Unesco como patrimônio da humanidade, desde 1979! Geralmente, a cor da água é de um tom incrível, meio esverdeado ou azulado pra alguns. Dessa vez, est...

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u...