quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Croácia e a entrada na União Europeia

Está se aproximando a data em que a Croácia fará parte da União Europeia, primeiro de julho. Tenho recebido vários mails perguntando sobre como será, se o país é um bom local para se viver, se adotará o euro, etc. Então, oficialmente está marcada a data, neste fim de semana as ruas centrais de Zagreb estarão fechadas para o trânsito de políticos, etc. Será um furdunço!
A moeda continará a kuna, ainda não há nada certo sobre a adesão ao euro, é preciso fazer um referendo para ver se a população é a favor ou contra. 
Em relação à qualidade de vida, sempre falo que se vive bem aqui, para quem tem um emprego bom e|ou trabalha bastante, mas a crise é bem profunda, o desemprego está acima de 20%. Tenho sorte de que o turismo é uma área que cresce, pois o resto tá brabo. 
A dúvida está no ar, como será, quais as mudanças, o que melhorará com a entrada na União Europeia, etc. Sei que politicamente é extremamente importante, mas como será a para a população, é difícil de prever. Veremos! 

8 comentários:

  1. Olá Marilia, tudo bom?

    Primeiro, PARABENS pelo blog, descobri ontem e já li inteiro para saber como é a vida ai.
    Sou neto de croatas (de Blato) e a minha cidadania esta em processo e sou louco pra conhecer esse paraiso. Gostaria de saber de vc o que seria essa "crise", situaçao braba, pois tenho interesse em morar ai.... sou formado em design gráfico e não tenho idéia de como é o mercado ai, para minha profissão, tb tenho interesse em estudar, fazer uma pos graduaçao e ai entra a minha duvida em relaçao a lingua e o ingles... da pra se virar com ingles e pegar a lingua aos poucos???

    Mais uma vez parabens
    Bjos

    PS: Onde consigo ver fotos das pessoas ai, fico tentando me identificar, ver se tenho os traços croatas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex,

      obrigada! Que bom que gostou!
      A crise é em todos os setores, falta de esperança e oportunidades, principalmente para os jovens; corrupção; desemprego...Muita gente vai sair do país com a entrada na União Europeia em busca de melhores condições de vida. Há mta mão de obra qualificada que não encontra emprego aqui tb e é pouco valorizada em termos de salário.
      Não sei como é a sua profissão aqui. Com o inglês dá pra se virar, mas recomendo aprender a língua, pois abre mtas portas além de poder realmente entrar na sociedade croata. Sei que há vários cursos e pós graduções em inglês, dá uma procurada!
      Valeu!bj
      Fotos dos croatas? Procura nos jornais na internet, por exemplo, jutarnji list, 24 sata, etc!

      Excluir
  2. Olá Marilia,

    Estou a pensar ir passar as próximas férias em Outubro na Croácia e fazer um tour de carro à Eslovénia e Montenegro. No entanto, tenho algumas dúvidas por causa do tempo e por causa das estradas. Na segunda quinzena de Outubro costuma chover muito e até nevar?

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta,
      obrigada pela visita!
      Em geral, em outubro começa a esfriar, mas não neva ainda. Costuma estar ainda amena a temperatura. Não chove muito, não se preocupe!

      Excluir
    2. Obrigada Marilia...

      Vou devorar seus posts pra pegar dicas sobre a Croácia e a Eslovénia. Falta-me ver se vc ainda tem sobre Montenegro e Bósnia...

      Se puder deia um passeiozinho e se torne seguidora também do meu blog.

      Beijinhos

      Excluir
    3. Imagina!
      Tem sim, procura, pois fiz uma viagem pelos Balcãs e passei por lá tb além de outros países!
      Já passei, achei mto legal e me identifiquei horrores contigo!
      Beijinho

      Excluir
  3. Eu não estó muito otimista em relação a esta noticia não; Só o tempo dirá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil saber o que acontecerá! Veremos!

      Excluir