terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Ir e voltar

Após um mês de Brasil, volto às terras geladas e brancas da Croácia. De ontem para hoje nevou 68cm!!! Há mais de 100 anos não se via tanta neve. É bizarro! A previsão é que continue nevando nos próximos dias, quero ver onde vai parar...
Lá e aqui são as minhas casas. São dois mundos divididos por 12 mil quilômetros, ao mesmo tempo conectados pela minha história e vivência. 
Voltar para lá é estranho e um choque: térmico, cultural, de cores e sabores. Rapidamente a gente se adapta a algumas coisas, outras não, como o calor e mosquitos. É claro, na praia, fica difícil de não reclamar destes quesitos. Em compensação a comida, a variedade de frutas e legumes, receitas, é de dar água na boca. Sem falar a família, amigos, língua e tudo mais.
Retornar pra minha casinha é gostoso, minhas coisas, meu mundo. Acho que quando a gente mora fora sempre tem uma sensação meio dúbia, uma divisão interna e um acréscimo de experiências que nos faz seguir adiante. 

10 comentários:

  1. Oi Marília!
    Você segue adiante, e eu te sigo por aqui.
    Abraço paulista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber, Cristina!
      Um abraço branco e gelado!

      Excluir
  2. Marília!!!! já tinha saudades! Bem vinda!
    bj cláudia

    ResponderExcluir
  3. Oi Marília!
    Bem vinda ao frio!! Acho um pouco sadista fazer um comprimento desses, mas toda a injeção de ânimo é pouca quando trocamos um Brasil ensolarado por dias curtos, escuros e frios!
    Bom é que temos vida, famílias e amigos aqui que nos ajudam a viver feliz, mesmo quando há 68cm de neve nos esperando do lado de fora.
    Tanta neve assim não é o caso de Gotemburgo...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Helena,
      sabe que depois do calorão em Poa bem que me faz este friozinho.
      É verdade!
      Beijo

      Excluir
  4. Marilinha...
    Feliz Ano Novooooo!
    "Seguir adiante" é a casa que moramos!A vida é dinâmica, a vida é para frente e só quem pensa é capaz de mudar de pensamento!A única certeza é que estaremos sempre em mudança!Se não percebermos a mudança a vida vai trazer mais e mais evidências de pensamentos para "seguirmos adiante". Vamos! Vamos com entusiasmo! Vamos com tristeza, mas vamos!É indo sempre, que de vez em quando nos encontramos na mesma calçada para um bom abraço com ou sem neve e mosquitos!Saudades, beijinhos da Fernandinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Fernandinha,
      que bom te ver por aqui. Com certeza a mudança traz novas energias e coisas nas nossas vidas!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Marilia prazer em conhecer seu blog.encontrei pesquisando para uma viagem que pretendo fazer a Croacia em Maio...desculpe mais gostaria de fazer duas perguntas:Maio é uma epoca boa e dirigir pelas estradas ai é tranquilo.Pretendo alugar um carro e ir de ZAGREB a Dubrovnick.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera,
      obrigada pela visita.

      Pode ficar a vontade para fazer perguntas, se quiser me escreve para mariliapcsz@gmail.com onde posso te dar dicas ou prestar algum serviço, pois temos a minha própria agência de turismo.
      Maio é muito bom, temperatura amena, primavera. As estradas são ótimas e bem sinalizadas.
      Estou à disposição!
      De nada.

      Excluir