quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Souvenirs croatas



Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa.
Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos.
A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada.
Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta.
Depois de fazer a lista o difícil é comprar tudo isso! Haja paciência e dinheiro!

12 comentários:

  1. Eu trouxe uma gravata! Eu queria ter comprado uma Pekala, mas não tive tempo de ir atrás. Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Gravata eh um souvenir legal! A caneta tb, mas eh bem cara!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marília!

    O que eu consigo fazer aqui, é ir comprando aos poucos durante o ano, assim no fim do ano já tenho bastante presentes. E sinto menos o gasto de dinheiro. Adorei os souvenir, não sabia que eram invenções croatas!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Waleska
    pois é, essa é uma boa ideia,assim não precisas ficar correndo de um lado pro outro antes da viagem!
    Interessante, né! Tb não sabia até vir morar aqui!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol
    chegamos no Rio dia 12 de janeiro e vamos já dia 14! Já anoitei tuas dicas e vou ver o que dar pra fazer no tempo que estivermos aí!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Marília, se quiser ir no passeio de madrugada pelo Centro do RJ, acho uma ótima pedida. Vai ser no dia 13 e é a melhor maneira de conhecer o Centro Histórico num horário meio morto. Depois, os botecos da Lapa é claro.
    Bjs e dá uma olhada na programação:
    http://roteirosgeorio.wordpress.com/2011/11/30/programacao-dos-roteiros-dezembro-2011-novidade-na-madugada/

    Se quiser ir, me escreve: caroldaemon@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol
    obrigada!
    Dei uma olhada e achei muito legal essa ideia! Acho que te falei errado no teu blog, chego dia 12 de janeiro! Vou dar uma olhada na programação mais adiante, pois até agora só vi a de dezembro!
    Valeu mesmo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Ola pessoal! Eu vou agora em Junho para Croacia passar 5 dias. Estava a procura de lembrancinhas e descobri esse blog. Gostei da caneta... mas ela eh msm mt cara? Alem da caneta qual outro souvenir vcs me sugerem?

    Obrigada
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia
      olha a caneta custa entre 35 e 70 euros! Outros souvenirs típicos são sachês de lavanda, corações licitar, rakija, óleos de banho naturais, guarda chuva de Sestine, gravata, coisas de madeira de pendurar e brinquedos, ovinhos de madeira decorados e cerâmicas decoradas com corações!
      Abraço e boa viagem

      Excluir
  9. Olá Marília,

    Parabéns pelo seu blog! Gosto muito de visitá-lo porque é muito informativo e criativo. Visitarei a Croácia em duas semanas e suas dicas serão muito úteis. Fiquei muito curiosa sobre a sugestão de comprar como souvenirs guarda-chuvas vermelhos. Você explicou sobre as gravatas e a caneta tinteiro mas não sobre os guarda-chuvas. Eu adoro guarda-chuvas (especialmente os vermelhos) e sempre que possível compro um em minhas viagens. Há algum motivo especial para esta sua sugestão?

    Um abraço,

    Mírian Valadão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mírian
      obrigada! Que bom que gostaste!
      Então, os guarda chuvas são típicos pois são feitos baseado nso trajes de um antigo povoado chamado Sestina. Em função deles foram feitos os guarda sóis que são os símbolos das feiras em Zagreb!
      Abraço e ótima viagem!

      Excluir