Pular para o conteúdo principal

Desfazendo mitos


Quando viajei pela Europa, em 2008, li uma revista de viagem com dicas de lugares para visitar. Havia um artigo sobre a Croacia e naquele momento nem passei os olhos, muito menos pensei sobre aquele pais distante.
Logo que conheci o Jerko, a mae me lembrou daquela reportagem e rapidamente a li pra saber um poquinho mais sobre a terra do meu amado.
A primeira vez que falei pra minha familia que tinha me apaixonado por um croata e estava indo morar na Croacia, todos falaram que eu tinha enlouquecido, que estava indo morar no meio da guerra, no meio dos balcas - um lugar tri perigoso, etc.
Me dei conta esses dias, depois de quase tres anos morando aqui, que os croatas que vao ao Brasil costumam ouvir os seguintes comentarios: que sao loucos, vao ser mortos por uma bala perdida, o que querem fazer num dos paises mais perigosos do mundo, etc...
Enfim, acho que com o tempo e um maior conhecimento dos lugares a gente acaba desfazendo alguns mitos que sao criados. No fim, os lugares nao sao tao diferentes, e os que eles tem em comum sao sim os medos e os esteriotipos. O importante e a gente se aproximar das outras culturas e dar chance ao desconhecido.
P.S Estou num computador sem acentos em portugues...

Comentários

  1. Acentado são seus comentários inteligentes e verdadeiros. Alegria e sorte na Croacia, Brasil, enfim, sorte na vida.
    daniel

    ResponderExcluir
  2. Marilia, que interessante é seu blog!
    Quando morei na Espanha e conheci pessoas de diferentes partes do mundo, percebi quantos mitos e preconceitos são criados... e que podemos encontrar pessoas parecidas conosco em qualquer lugar do mundo, assim como podemos encontrar pessoas bem diferentes logo ali na esquina de nossa cidade natal.
    Concordo com você: temos que ter a mente aberta e livre de estereótipos quando nos aproximamos do desconhecido.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Daniel, obrigada pelas queridas palavras!Te desejo tb muita sorte e coisas boas!! Gosto muito das tuas fotos, elas sempre falam muito, mais que palavras!
    Liège,
    seja bem vinda! Legal saber que pensamos algumas coisas em comum! Acabei de dar uma passada no teu blog e vi que temos interesses parecidos!
    Um beijo pra vcs!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Marilia, sei que seu post é antigo, mas procurando um mapa da Croácia acabei no seu blog. Resolvi ler o seu que tinha escrito e adorei seu comentário e ponto de vista. A única experiência internacional que tenho é ter ido uns dias na Argentina, mas ainda espero conseguir voar mais longe kkk Porém, passamos por este mesmo "problema" aqui mesmo "dentro"do Brasil, sou de Niterói e sofri preconceito dentro do próprio estado, nem precisa dizer que fora também né... Todos acham que a região tudo na metropolitana é RJ kkk
    Bom, sem muita enrolação... parabéns... sabias e bem colocadas palavras... infelizmente a maioria de nós tem essa mania de rotular coisas, lugares e pessoas... mais acredito que um dia isso pode mudar... pelo menos aqui na sua pagina já somos 4 a menos assim... :-)
    Bjs e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Marilia, sei que seu post é antigo, mas procurando um mapa da Croácia acabei no seu blog. Resolvi ler o seu que tinha escrito e adorei seu comentário e ponto de vista. A única experiência internacional que tenho é ter ido uns dias na Argentina, mas ainda espero conseguir voar mais longe kkk Porém, passamos por este mesmo "problema" aqui mesmo "dentro"do Brasil, sou de Niterói e sofri preconceito dentro do próprio estado, nem precisa dizer que fora também né... Todos acham que a região tudo na metropolitana é RJ kkk
    Bom, sem muita enrolação... parabéns... sabias e bem colocadas palavras... infelizmente a maioria de nós tem essa mania de rotular coisas, lugares e pessoas... mais acredito que um dia isso pode mudar... pelo menos aqui na sua pagina já somos 4 a menos assim... :-)
    Bjs e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Olá Marilia, tudo bem? Ficamos felizes em saber que os brasileiros estão "desbravando" cada dia mais lugares...kkkk...nos apaixonamos pela Croácia (reportagens e livros, pois anda não conhecemos), pretendemos passar um dias em Zagreb e Split. O vôo tem previsão de chegar em Zagreb por volta de 22h. Vc acha perigoso nos deslocarmos tão tarde chegando de "mala e cuia"? Abraço. Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jan,
      tudo ótimo!
      Pois é, isso é ótimo!
      É tranquilo por aqui, sempre recomendo cuidar como em qualquer lugar do mundo, mas não costuma haver assaltos.
      Abs e boa estadia! Caso precise de algum serviço turístico me contacte, pois tenho uma agência de turismo Kamauf Tours

      Excluir
  7. Olá Marilia!
    Encontrei sua página fazendo pesquisa sobre a Croácia!
    Sou professora da Educação Infantil aqui em Belo Horizonte e, por causa da copa, o tema da nossa turma é a Croácia.
    Será que você saberia me dizer quais são as brincadeiras mais típicas das crianças croatas? Não encontro nada na internet. Pelo menos nada em português ou em inglês.
    Agradeço se puder me ajudar!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sarah!
    Que legal!
    Como eu tenho uma bebê ainda não sei quais são as brincadeiras, mas vou perguntar por aqui. Se puder, me manda um mail pra poder te responder depois!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Marília, encontrei seu blog pesquisando sobre a Croácia. Minhas filhas estão de viagem para ai em julho e eu estou preocupada, mas quando vi seu blog fiquei mais tranquila.






    minhas

    ResponderExcluir
  10. Olá,Marilia tudo bem?
    Sou uma aluna do 6 ano e estou fazendo trabalhos relacionados a Croácia. Minha professora mandou o seguinte trabalho:
    Quais são as brincadeiras folclóricas típicas da Croácia? não consigo achar em lugar nenhum e esse trabalho é muito importante.
    Espero retorno,beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo!

    O que me veio na cabeça é que na época da Páscoa as crianças brincam com ovos cozidos. Um bate no ovo do outro, de cima pra baixo e ganha quem ficar com o ovo intacto!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marilia. Obrigada pelas postagens :-)
    Estou pensando em fazer um tour e um dos trajetos inclui (ir de carro) de Aix-les-Bains (França), para o Jezera Park, na Croácia. Confesso que fico preocupada com o trajeto de carro. Vc saberia me dizer se é perigoso o trajeto? Pois teremos que atravessar alguns países. Obrigada se puder ajudar.
    beijos e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Oi Anita,
    Olha, é bem seguro o trajeto, não precisa ficar com medo!
    obrigada!
    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb