Pular para o conteúdo principal

Desfazendo mitos


Quando viajei pela Europa, em 2008, li uma revista de viagem com dicas de lugares para visitar. Havia um artigo sobre a Croacia e naquele momento nem passei os olhos, muito menos pensei sobre aquele pais distante.
Logo que conheci o Jerko, a mae me lembrou daquela reportagem e rapidamente a li pra saber um poquinho mais sobre a terra do meu amado.
A primeira vez que falei pra minha familia que tinha me apaixonado por um croata e estava indo morar na Croacia, todos falaram que eu tinha enlouquecido, que estava indo morar no meio da guerra, no meio dos balcas - um lugar tri perigoso, etc.
Me dei conta esses dias, depois de quase tres anos morando aqui, que os croatas que vao ao Brasil costumam ouvir os seguintes comentarios: que sao loucos, vao ser mortos por uma bala perdida, o que querem fazer num dos paises mais perigosos do mundo, etc...
Enfim, acho que com o tempo e um maior conhecimento dos lugares a gente acaba desfazendo alguns mitos que sao criados. No fim, os lugares nao sao tao diferentes, e os que eles tem em comum sao sim os medos e os esteriotipos. O importante e a gente se aproximar das outras culturas e dar chance ao desconhecido.
P.S Estou num computador sem acentos em portugues...

Comentários

  1. Acentado são seus comentários inteligentes e verdadeiros. Alegria e sorte na Croacia, Brasil, enfim, sorte na vida.
    daniel

    ResponderExcluir
  2. Marilia, que interessante é seu blog!
    Quando morei na Espanha e conheci pessoas de diferentes partes do mundo, percebi quantos mitos e preconceitos são criados... e que podemos encontrar pessoas parecidas conosco em qualquer lugar do mundo, assim como podemos encontrar pessoas bem diferentes logo ali na esquina de nossa cidade natal.
    Concordo com você: temos que ter a mente aberta e livre de estereótipos quando nos aproximamos do desconhecido.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Daniel, obrigada pelas queridas palavras!Te desejo tb muita sorte e coisas boas!! Gosto muito das tuas fotos, elas sempre falam muito, mais que palavras!
    Liège,
    seja bem vinda! Legal saber que pensamos algumas coisas em comum! Acabei de dar uma passada no teu blog e vi que temos interesses parecidos!
    Um beijo pra vcs!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Marilia, sei que seu post é antigo, mas procurando um mapa da Croácia acabei no seu blog. Resolvi ler o seu que tinha escrito e adorei seu comentário e ponto de vista. A única experiência internacional que tenho é ter ido uns dias na Argentina, mas ainda espero conseguir voar mais longe kkk Porém, passamos por este mesmo "problema" aqui mesmo "dentro"do Brasil, sou de Niterói e sofri preconceito dentro do próprio estado, nem precisa dizer que fora também né... Todos acham que a região tudo na metropolitana é RJ kkk
    Bom, sem muita enrolação... parabéns... sabias e bem colocadas palavras... infelizmente a maioria de nós tem essa mania de rotular coisas, lugares e pessoas... mais acredito que um dia isso pode mudar... pelo menos aqui na sua pagina já somos 4 a menos assim... :-)
    Bjs e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Marilia, sei que seu post é antigo, mas procurando um mapa da Croácia acabei no seu blog. Resolvi ler o seu que tinha escrito e adorei seu comentário e ponto de vista. A única experiência internacional que tenho é ter ido uns dias na Argentina, mas ainda espero conseguir voar mais longe kkk Porém, passamos por este mesmo "problema" aqui mesmo "dentro"do Brasil, sou de Niterói e sofri preconceito dentro do próprio estado, nem precisa dizer que fora também né... Todos acham que a região tudo na metropolitana é RJ kkk
    Bom, sem muita enrolação... parabéns... sabias e bem colocadas palavras... infelizmente a maioria de nós tem essa mania de rotular coisas, lugares e pessoas... mais acredito que um dia isso pode mudar... pelo menos aqui na sua pagina já somos 4 a menos assim... :-)
    Bjs e fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pelo comentário!
      Que bom que concorda!
      Bj

      Excluir
  6. Olá Marilia, tudo bem? Ficamos felizes em saber que os brasileiros estão "desbravando" cada dia mais lugares...kkkk...nos apaixonamos pela Croácia (reportagens e livros, pois anda não conhecemos), pretendemos passar um dias em Zagreb e Split. O vôo tem previsão de chegar em Zagreb por volta de 22h. Vc acha perigoso nos deslocarmos tão tarde chegando de "mala e cuia"? Abraço. Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jan,
      tudo ótimo!
      Pois é, isso é ótimo!
      É tranquilo por aqui, sempre recomendo cuidar como em qualquer lugar do mundo, mas não costuma haver assaltos.
      Abs e boa estadia! Caso precise de algum serviço turístico me contacte, pois tenho uma agência de turismo Kamauf Tours

      Excluir
  7. Olá Marilia!
    Encontrei sua página fazendo pesquisa sobre a Croácia!
    Sou professora da Educação Infantil aqui em Belo Horizonte e, por causa da copa, o tema da nossa turma é a Croácia.
    Será que você saberia me dizer quais são as brincadeiras mais típicas das crianças croatas? Não encontro nada na internet. Pelo menos nada em português ou em inglês.
    Agradeço se puder me ajudar!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sarah!
    Que legal!
    Como eu tenho uma bebê ainda não sei quais são as brincadeiras, mas vou perguntar por aqui. Se puder, me manda um mail pra poder te responder depois!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Marília, encontrei seu blog pesquisando sobre a Croácia. Minhas filhas estão de viagem para ai em julho e eu estou preocupada, mas quando vi seu blog fiquei mais tranquila.






    minhas

    ResponderExcluir
  10. Olá,Marilia tudo bem?
    Sou uma aluna do 6 ano e estou fazendo trabalhos relacionados a Croácia. Minha professora mandou o seguinte trabalho:
    Quais são as brincadeiras folclóricas típicas da Croácia? não consigo achar em lugar nenhum e esse trabalho é muito importante.
    Espero retorno,beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo!

    O que me veio na cabeça é que na época da Páscoa as crianças brincam com ovos cozidos. Um bate no ovo do outro, de cima pra baixo e ganha quem ficar com o ovo intacto!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marilia. Obrigada pelas postagens :-)
    Estou pensando em fazer um tour e um dos trajetos inclui (ir de carro) de Aix-les-Bains (França), para o Jezera Park, na Croácia. Confesso que fico preocupada com o trajeto de carro. Vc saberia me dizer se é perigoso o trajeto? Pois teremos que atravessar alguns países. Obrigada se puder ajudar.
    beijos e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Oi Anita,
    Olha, é bem seguro o trajeto, não precisa ficar com medo!
    obrigada!
    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Turismo no inverno Croata

Esse fim de semana estivemos com duas turistas brasileiras aqui em Zagreb . Depois de fazermos o city-tour, o passeio pelos castelos fomos para os Lagos Plitvice. Não sabíamos exatamente como estariam os lagos, somente que parte estava congelada, algumas trilhas fechadas e um trecho da estrada não estava limpo. A prova que não estamos acostumados a fazer turismo no inverno por achar que não há muito o que ver, pra mim, caiu por terra. Nesse passeio vimos uma das paisagens mais lindas que podia imaginar. Cena de filme, tudo branco, só nós na estrada e muita neve. No caminho paramos em Rastoke , um lugarzinho com moinhozinhos cercados de quedas dágua, um amor! No verão, as pessoas páram no meio da estrada pra tomar banho de rio. Depois, chegamos ao Parque Nacional Plitivicka Jezera , com 16 lagos, que é protegido pela Unesco como patrimônio da humanidade, desde 1979! Geralmente, a cor da água é de um tom incrível, meio esverdeado ou azulado pra alguns. Dessa vez, est

Casamento à la croate!

Ontem fomos ao casamento da prima do Jerko. Na hora em que cheguei lá pensei que aquele momento viraria um post certo! As comemorações de casamento aqui são muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito diferentes das nossas no Brasil!Vou citar alguns aspectos que me chamaram a atenção ontem. Vamos começar: as pessoas aqui se encontraram antes da cerimônia, cada família em sua casa, às 14h30, e depois o noivo foi até a casa da noiva, com banda de música buscá-la. Nesse meio tempo as pessoas comeram, beberam e conversaram (adoro esta parte, pena que não haja muitas coisas sem carne e os doces sejam tão diferentes dos nossos), depois foram até a igreja. Na ida pro salão, eles fizeram uma fila de carros e passaram a buzinar pelas ruas, com o pisca ligado, com laços nos carros e a bandeira croata pra fora (ela SEMPRE SE ENCONTRA PRESENTE)! Depois disso, veio a clássica entrada do casal, a primeira dança, a dança com os pais e padrinhos... Não sei se no Brasil tem casamentos assim ou eu que não sou muito