quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Turismo na Croácia bombando mais que nunca

Não preciso dizer que depois da Copa a Croácia passou a bombar mais ainda no mundo todo. A galera enlouqueceu com o segundo lugar, com razão e temos cada vez mais turistas! É bom ver como nos últimos dez anos que vivo aqui o turismo se desenvolveu e se firmou como uma grande atração mundial. Existem várias razões para isso: a Croácia é um país com uma ótima localização geográfica; faz parte da União Europeia; não aderiu ao euro; não precisa de visto para entrar; os preços, comparados a outros países da Europa ocidental ainda são razoáveis; é seguro; belíssimo e diversificado e não possui riscos de atentados. Vida longa ao turismo na Croácia, afinal é ele quem carrega o país!
Costumo ouvir nos meus tours a surpresa dos clientes com o alto grau de infraestrutura do país mesmo tendo passado por uma guerra muito recentemente (terminou em 95!). Realmente o país se reergueu muito rápido, foram algumas regiões que foram mais afetadas, não todo e também a guerra não ocorreu todo o tempo. Foi de 1991-1995 mas com idas e vindas na maior parte dos lugares.
Posso dizer que de 5 anos pra cá, coincidindo com a entrada na União Europeia, o país está cada vez mais preparado e segue investindo na hotelaria e serviços. Durante a temporada de verão temos falta de mão de obra para trabalhar nos hotéis e restaurantes só para terrem uma ideia!
Infelizmente, o que vem com o boom do turismo e que ninguém costuma falar é o crescimento da desigualdade social; o aumento do custo de vida, da criminalidade e a dificuldade de encontrar moradia com valores normais. E acho interessante colocar que a Croácia é um destino para gringos! Senão fossem as casinhas de praia construídas na época da Ioguslávia, ninguém poderia curtir a costa croata, pois os preços para os habitantes do país são insanos! É como o nosso nordeste e Amazônia, só pra gringo mesmo.
Portanto, como tudo na vida tem seu ônus e bônus,  por um lado o turismo desenvolve o país, aumenta os recursos e a quantidade de trabalhos mas afeta também a vida do cidadão local e sua qualidade.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos aprender croata?

Croácia, um país tão pequeno e diverso! Com a área da Paraíba, um dos menores estados brasileiros tem uma grande diversidade cultural, natu...