Pular para o conteúdo principal

No Brasil ...e na Croácia

Suor, momentos em família, calor, chuva, comilanças, matando as saudades, um pouco de tudo isso é o que tenho vivido de volta aqui no Brasil. Cada vez que volto tenho certeza das minhas escolhas, vejo o que há de bom e ruim na minha terrra e felizmente ou não, sei que não vou voltar a morar aqui mas é bom visitar aqueles que amo e recarregar as energias.
Já na Croácia há neve por todo lado e até o mar congelou! Ilhas também, que loucura! Eu sei o que me aguarda e me alegro com isso! 
Uma ótima virada de ano novo para todos com muita saúde pois o resto a gente corre a atrás!


Fonte das imagens:http://www.brasilvip.net/praias-de-florianopolis-as-melhores/
http://www.index.hr/vijesti/clanak/ledeni-val-je-stigao-hrvatska-na-20-u-dalmaciji-zaledjena-povrsina-mora/792659.aspx

Comentários

  1. Olá Marília!
    Depois de assistir a uma série de reportagens do Jornal da Record: "Destino: Croácia"; e de visitar seu blog, fiquei maravilhada com a beleza deste lugar.
    Sou brasileira, tenho 50 anos, moro em Curitiba, no estado do Paraná; estou viúva há um ano e meio, filhos criados. Agora quero viver para mim.
    Sou Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia e artesã: patchwork (artesanato em tecido).
    Fiquei bastante empolgada; pensei em trabalhar como guia turístico para brasileiros; já que são 40.000 que visitam a Croácia por ano; e também com patchwork; pois meus trabalhos são de primeira linha.
    Gostei muito de Hum, Zagreb e Dubrovnik, dentre outras.
    Aguardo ansiosa, por uma resposta; qual o procedimento legal para morar na Croácia? Afinal, vc está morando aí...
    Tenho disponibilidade para mudança imediata.
    Ah, Feliz Ano Novo!!!!!
    Grata,
    Marlene Tracz Garcia Iung
    marla64mel@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Marília!
    Depois de assistir a uma série de reportagens do Jornal da Record: "Destino: Croácia"; e de visitar o seu blog; fiquei maravilhada com a beleza deste lugar.
    Sou brasileira, tenho 50 anos, moro em Curitiba, no estado do Paraná; estou viúva há um ano e meio, filhos criados. Agora quero viver para mim.
    Sou Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia e artesã: patchwork (artesanato em tecido).
    Fiquei bastante empolgada; pensei em trabalhar como guia turístico para brasileiros; já que são 40.000 que visitam a Croácia por ano; e também com patchwork; pois meus trabalhos são de primeira linha.
    Gostei muito de Hum, Zagreb e Dubrovnik, dentre outras.
    Aguardo ansiosa, por uma resposta; qual o procedimento legal para morar na Croácia? Já que vc está morando aí...
    Tenho disponibilidade para mudança imediata.
    Grata,
    Marlene Tracz Garcia Iung
    marla64mel@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Marlene,
    obrigada e pra vc tb!
    Que bom que gostou do país, é realmente lindo! Quanto à pergunta, é preciso ter visto de trabalho ou ser casada com croata.
    Te mandarei um mail.
    De nada!

    ResponderExcluir
  4. Olá amei seu blog , estou vivendo na Croácia a apenas quatro meses e estou um pouco assustada ainda com a lingua e com os costumes ; ter contato assim com uma brasileira e gaucha ainda que ja passou por este período de adaptação que estou passando agora pode me ajudar muito. Abraços !!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosangela,

    que bom! Se precisar alguma dica, me escreve!
    Abraço e boa adaptação, é assim mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Olá querida! Descobri seu blog pesquisando sobre a Croácia, muito bacana. Você já foi a Montenegro? Esta super difícil de achar dicas... comecei a trilhar o roteiro das próximas férias e farei o leste europeu em Setembro. Super beijo!

    ResponderExcluir
  7. Marilia, estou conhecendo seu blog agora. Estamos planejando conhecer a croácia em maio deste ano. Temos um bebê que estará com quase 6 meses na ocasião. Será que é tranquilo? Recomenda algum roteiro e hospedagem pelo país?? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,acho tranquilo sim! Dá uma olhada nos roteiros da minha agência pra ter uma base.www.kamauf-zagreb.com Quanto à acomodação depende de quanto pretendem gastar. O booking.com tem várias opções!

      Excluir
  8. Oi Thalyta,
    Fui sim! Recomendo Budva,Kotor,Risan (ou algo parecido),S. stefan e se gosta de parques naturais Dutmitor!
    Bj e boa viagem desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? E você me indica como faz pra ir? Sai da Croácia? Teremos 3 dias na Croácia, a segunda questão era sobre isso, o que fazer em 3 dias, onde não posso deixar de conhecer...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Então, 3 dias dá pra conhecer Dubrovnik e a ilha de Korcula, por exemplo. Sugiro ficar em Dubrovnik e fazer um bate volta pra Montenegro alugando um carro ou de excursão. Não tem trem, deve haver ônibus saindo de zDubrovnik!

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada pela dica! Encontrei a primeira pessoa que deu uma luz no fim do túnel! Pra conhecer os lagos, aquele famosos, dá pra ir de Dubrovnik? Qual seu mail, tem perfil no Instagram? Super beijo!

    ResponderExcluir
  11. De nada!
    De lá fica muito longe, o ideal é sair de lugares como Split e Zagreb, pois tem mais opção.
    Tenho mail. mariliapcscz@gmail.com.com
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o teu blog, parabéns! Estamos indo em abril p/ Croácia e gostaria de saber se ainda é friu nessa época. Vamos Dubrovnik, Split e Hvar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      É início da primavera e ainda as temperaturas estão um pouco baixas! De nada!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb