Pular para o conteúdo principal

O povo brasileiro - Darcy Ribeiro


A cada semestre que passa, preparo as aulas pra faculade e sempre volto a assitir ao documentário O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro. Não consigo deixar de me emocionar toda vez que leio ou assisto a um trecho de sua obra. É incrível a sua percepção e clareza sobre o povo brasileiro. Acredito que ele tenha chegado mais próximo ao que se pode definir a nossa sociedade.
Tento sempre, nas aulas na faculdade, passar um pouquinho da visão Darcy Ribeiro aos alunos croatas sobre o que é o Brasil e quem somos nós. Tarefa muito difícil, mas que com o auxílio dos livros e documentários, fica mais fácil.
Deixo aqui minha profunda admiração por sua obra e uma recomendação àqueles que ainda não a conhecem. Pode-se dizer que o livro O povo brasileiro é a síntese de toda sua obra (conforme o próprio autor). Assisti a uma entrevista onde ele dizia que fugiu do hospital para ir para sua casa e terminar de escrever o livro. Está muito clara a consciência que tinha da importância dessa obra!!!
Pra completar, foi feito um documentário com 10 vídeos que falam desde as matrizes formadoras do povo brasileiro até as características de cada região do país! É excelente! Vale a pena dar uma olhada! Está disponível para baixar da internet ou assistir no youtube os vídeos!

Comentários

  1. Que legal, Marília! Na Universidade aqui em Nashville não tem uma aula parecida, aliás, Português e história brasileira não são nada populares aqui. :(
    Boa sorte na sua volta as aulas!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que pena que não tem aula aí de Português nem história brasileira. Acho que bem legal aqui na faculdade essa possibilidade pros alunos aprenderem um pouco mais da nossa cultura! Brigada!Hje começam as minhas aulas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que boas aulas devem ser essas, dadas pela Marília! Até gostava de ler o livro, já percebi que deve ser interessante! Nem sei se já disse que o Brasil entrou pelas nossas casas, nos anos 80 e com as Novelas. A primeira foi a Gabriela. Portugal começou a parar na hora da novela.
    bjsssss

    ResponderExcluir
  4. Ola!
    To feliz que vc gostou trailer. Eu espero que film vai ficar apresentado tambem no Rio.
    Gosto seu blog. E interessante ler uma experencia da Croacia nos olhos da Brasileira. Obrigada. Abs

    ResponderExcluir
  5. Marília, também adoro este documentário!! Realmente é o melhor para se conhecer o Brasil (ou para se apresentar o Brasil a alguém)!
    Vou assistí-lo com o Srećko essa semana...
    O livro eu nao li, mas agora já quero comrpá-lo tb! hehe
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Cláudia,
    que interessante saber que foram nos anos 80 que as novelas começaram a passar aí! Sei que hje há várias novelas brasileiras passando na tv portuguesa e as pessoas assistem bastante!
    bj
    Zeljka,
    bem vinda ao blog! Imagino que deva ser interessante pra ti ver meus comentários sobre a Croácia, assim como é pra mim quando leio teu blog!
    Abraço!
    Marina!
    Vale a pena ler o livro, é bom demais!!! O documentário tb, é muito ilustrativo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb