Um costume que gosto muito daqui é o de ir às bibliotecas públicas e pegar livros. Volta e meia, quando ando de ônibus ou de trem, vejo pessoas lendo. Acho tão legal!
Eles têm bibliotecas espalhadas pelos bairros e algumas são só para crianças! Em 2009, fui convidada pela Embaixada brasileira para dar uma palestra sobre o Brasil, na biblioteca de Sisak, uma cidadezinha aqui perto. A cada ano os funcionários do local organizam um mês de exposição, palestras, oficinas com as crianças sobre um país imaginário ou não. Daquela vez foi o Brasil! Fiquei emocionada ao ver tantas coisas sobre o meu país estando tão longe de casa.
Falei para as crianças um pouco sobre a diversidade animal e gastronômica do Brasil. Foi uma experiência muito legal!
Enfim, acho uma iniciativa muito boa esse tipo de evento e o fato de se incentivar a leitura desde criança!
Marilia adoro bibliotecas, é um bem dos mais importantes para a gente, um legado que não da para mensurar. Tudo que eu sei aprendi ali lendo, lendo, lendo...Adorei a materia e se vc tiver mais fotos de bibliotecas centenárias posta para a gente, beijos
ResponderExcluirOi, Silvia!
ResponderExcluirEu tb adoro cada vez mais as bibliotecas! Tento aproveitar bastante a da faculdade e as outras!
Boa ideia, vou dar uma fotografada pela cidade e vou postar!
Bjs e bom fim de semana!
Que legal você ter divulgado um pouco sobre o Brasil para as crianças. Ainda mais sobre fauna e gastronomia, desvinculando daqueles estereótipos de sempre.
ResponderExcluirUm beijo.
Pois é, Thiago
ResponderExcluirachei uma boa oportunidade de mostrar um pouco da nossa diversidade, beleza e apresentar nosso país por um outro ângulo!
Bj e bom findi!
Marilia,
ResponderExcluirVocê é a única correspondente do Brasil na Croácia. Aos poucos, vamos nos familiarizando com Zagreb. Inclusive o nosso www.saitica.blogspot.com, passou a ter 9 seguidores, coisa rara entre os 34 países que nos segue.Viva Zagreb.
Será que algum Vampiro croata anda na nossa espreita ?
Obrigado pela companhia. Volte sempre, seus comentários são muito bem vindos.
Abraços,
daniel
Querido Daniel,
ResponderExcluirfico feliz de poder estar em contato com vocês mesmo estando tão longe!
Tento através do blog compartilhar um pouquinho desta terra longínqua. Aos nossos olhos parece tão diferente, mas no dia a dia é muito semelhante ao nosso Brasil! Espero que consigamos aos poucos aproximar um poquinho dessas duas culturas!
Fico feliz com o sucesso do blog de vcs, admiro-o muito!
Um abraço apertado!
Querida! Saudades!
ResponderExcluirEm 1932, minha avó-poeta-educadora Cecília Meireles, criou na praia de Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil, a primeira Biblioteca Infantil do Brasil.
Uma modernidade eram as cadeirinhas e mesinhas apropriadas para o tamanho das crianças e que os livros ficavam "deitados" nas estantes, para que a própria criança escolhesse e retirasse para ler.
Ela fez um "inquérito" sistematizado, sobre "o que" as crianças preferiam ler e escreveu um belo livro cujo título é Problemas da Literatura infantil, onde conclui que à criança só devemos oferecer "o ótimo".
Mais tarde, quando ela me recebia na casa dela, ficavamos sempre juntas na biblioteca, mas numa parte onde ela colecionava muitos livros infantis. Foi com ela e num livro americano que eu conheci pela primeira vez, a bandeira do Brasil.(!) Recortamos a bandeira colorida e colamos na página do Brasil!!!
Como posso falar a palavra Brasil, hoje, sem lembrar da minha avó Cecília Meireles, dos livros, da primeira Biblioteca infantil, do Brasil que não editava livros sobre ele mesmo, e de que "às crianças só devemos oferecer o ótimo"?
Pa-ra-béns Marilinha!Pa-ra-béns!
O Brasil ainda edita muito pouco sobre ele mesmo...e principalmente para as crianças...
Parabéns e beijinhos da Fernandinha
Querida Fernandinha,
ResponderExcluirsaudades tuas!!!
Nossa, que incrível saber esses detalhes incríveis da tua vida e da história do Brasil!
Espero que a gente possa se conhecer, sentar com calma e eu possa ouvir tuas histórias lindas um dia!
Obrigada pelas lindas palavras e depoimentos! É sempre um prazer te ter aqui!
Um bjo com muito carinho!