Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2010

Feliz Ano Novo!!!

Hoje é dia 31 de dezembro de 2010. Cada país comemora de uma forma a virada do ano. Aqui no Brasil a gente comemora a virada do ano na praia, aqueles que gostam. Vamos à noite pra beira da praia, vestidos de branco ou da cor que simboliza amor, dinheiro, saúde, etc... Contamos os 10 segundos pra chegada do Ano Novo, cantamos, estouramos champagne, pulamos 7 ondinhas pra dar sorte... Estas são algumas tradições e/ou supertições que temos por aqui e que gosto muito. Por ser calor as pessoas saem nas ruas, ficam bem agitadas, estouram fogos de artifício (gosto de olhar, mas odeio o barulho). Me sinto bem de estar aqui na minha terra nessa época, as coisas fazem sentido. Desejo a todos um ótimo 2011 e que tenhamos muita paz neste planeta e dentro de nós!

Passeio pelo Rancho Queimado

Neste fim de semana fomos ao Rancho queimado, um lugar lindo onde meu irmão e chunhada compraram um terreno! O passeio foi lindo, a paisagem fantástica, deu pra lembrar a serra gaúcha e os velhos tempos. Só faltou o chimarrão! Paramos num restaurante bem caseiro, numa cidadezinha, onde matei as saudades dos buffets livres, a variedade dos pratos, o colorido e os sabores brasileiros! Mesmo sendo uma churrascaria deu pra comer bastante e ficar satisfeita. O dia terminou com um banho de mar maravilhoso na praia.

Floripa: sem palavras

Seguindo o post anterior...deixei as terras geladas da Croácia e vim pra Floripa! Pra mim Natal é sinônimo de família, verão, sol, praia, Papai Noel ... É incrível voltar para cá, olhar as cores das pessoas, a mistura de raças que temos, a riqueza cultural! No primeiro dia foi estranho, mas no segundo já voltei a me adaptar e me sentir em casa. É difícil explicar a sensação que é estar no seu próprio país e perceber dentro de si um lado estrangeiro que analisa, observa e estranha. Primeiramente, tudo é diferente, a arquitetura, as cores, a paisagem...depois o corpo vai se adaptando ao calor e às coisas ao seu redor. Acho bizarro isso...mas o importante é que estou em casa novamente e tudo o que sinto é real!

Advent em Zagreb

Deixei há 4 dias as terras frias e belas da Croácia . A neve ficou pra trás, assim como as roupas quentes, os casacos, gorros, luvas etc... Consegui aproveitar o melhor da época que se chama Advent . As ruas estão cheias de feirinhas de Natal, pistas de patinação, cheiro de quentão no ar e castanha. Ganhamos uma guirlanda, da minha sogra, e acendemos uma vela a cada domingo. Começa no quarto domingo antes do Natal. Não sei se existe alguma tradição semelhante no Brasil...

São Nicolau

Hoje é comemorado aqui na Croácia o dia de São Nicolau, Sveti Nikola . Ele é o padroeiro das crianças e dos marinheiros. O costume é limpar as botas, dia 5 de dezembro, e colocá-las na janela. No dia seguinte, para aqueles que se comportaram bem, o Sveti Nikola deixa uns galhinhos (vejam na foto) para lembrar que as crianças devem se comportar. Além disso, ele traz uma lembrancinha ou um chocolatinho. Já os que se comportaram mal ganham só os galhinhos. Este é um costume que todos seguem. É tipo uma prévia do Natal. Existem vários tipos de galhinhos e vê-se vendedores pelo centro por todos os lados! P.S Adoro esta tradição! Este ano ganhei do Sveti Nikola um livro de fotos, ideia do Zé, nunca tinha ouvido falar! E juntos ganhamos um ferro de passar e um prato para o bolo! Valeu Sveti Nikola!!!